terça-feira, 12 de maio de 2009

Deputados tupiniquins

POR ALEXANDRE APRÁ

Na semana passada, uma reportagem veiculada em um site de Cuiabá falava de um projeto de lei apresentado pela deputada estadual Chica Nunes (PSDB) que prevê a criação do "Dia dos amantes do Flashback". A idéia, sem dúvida, foi repudiada pelos mato-grossenses. Mas, infelizmente existem muitas outras bizarrices na política estadual.

Neste fim de semana, fiz algumas consultas no site institucional da Assembléia Legislativa e verifiquei muitas outras aberrações, semelhantes à idéia da parlamentar tucana. Outra questão notável é o número exagerado de proposições apresentadas para definir dias, datas comemorativas e nomenclatura de escola, de creche, disso e daquilo...

Em um programa de TV, exibido na noite deste domingo, por exemplo, o deputado estadual João Malheiros afirmou que se vangloria de ter sido o autor da lei que definiu que no dia 9 de maio deve ser comemorado o aniversário de Mato Grosso.

Ora! Que idéia mais mirabolante! Cada deputado recebe por mês R$ 18 mil, mais verbas indenizatórias, carro de luxo e outras mordomias e o nobre parlamentar afirma que o seu grande feito na Assembléia Legislativa é um projeto de lei que estabelece data comemorativa!

Meu Deus! Não quero nem pensar então como andam as discussões sobre os problemas da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, da inoperância das câmeras de segurança da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, das irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na implantação do cursinho pré-vestibular "MT Vest". Não quero nem pensar!

Mas, isso não é privilégio de um ou outro deputado. É a esmagadora maioria. O deputado Maksuês Leite (PP), por exemplo, só conseguiu aprovar oito projetos, sendo que seis são para definir datas comemorativas.

Já o deputado Ademir Brunetto (PT) preferiu ser mais afetivo ao criar o "Dia Estadual do Abraço". O religioso Sebastião Rezende (PR) instituiu a "Semana Estadual da Família". Ou o deputado Sérgio Ricardo (PR), que resolveu criar o dia estadual da Ordem DemoLay, do Esteticista, do Frentista e da Manicure.

Ufa! Quanta bobagem! Ainda bem que já atingi o número máximo de linhas para este artigo e você, leitor, não precisa mais ficar lendo tanta besteira!

alexandre.apra@diariodecuiaba.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprá muitoOoO bom!!!!