sexta-feira, 26 de junho de 2009

Juventude tucana promete encurralar Zé Rosa por fazer "corpo mole" no processo de expulsão de Chica Nunes

(Do RDNEWS) Membros da Juventude Tucana prometem encurralar neste sábado (27) o presidente do Conselho de Ética da legenda, José Antônio Rosa, também procurador-geral da Prefeitura de Cuiabá, durante o Encontro Regional do PSDB, em Cáceres. Eles exigem providências quanto ao pedido de expulsão da ex-presidente da Câmara de Cuiabá e hoje deputada estadual, Chica Nunes, do partido, apontada pela Delegacia Fazendária como uma das responsáveis pelo rombo de R$ 6 milhões nos cofres do Legislativo cuiabano. Conforme o secretário-geral da Juventude Tucana, Luiz Arthur Ribeiro, Rosa simplesmente não atende aos telefonemas das lideranças do movimento e deixar de prestar informações sobre o andamento do procedimento interno. "Já tentamos falar com ele, mas não atende as ligações. Solicitamos duas reuniões com ele, mas nunca houve retorno", reclamou.

Autor do requerimento de expulsão, entregue no diretório estadual em 15 de abril, o membro da juventude tucana Valmir Molina também critica Rosa. "Ninguém fala sobre este assunto no partido. Não temos acesso às informações". Funcionário da Câmara de Cuiabá, Molina diz que falta apoio dos correligionários. Além disso, conta que se tornou alvo de constantes críticas, nos corredores do Legislativo municipal, por ter assinado o requerimento de expulsão da tucana. "Estou sendo bastante cobrado por ter tido a coragem de persistir no pedido. Há muitas críticas e poucas pessoas mostraram-se favoráveis", revelou. No requerimento, também "encabeçado" pelos demais membros da Juventude Tucana, Molina argumenta que a deputada prejudica a credibilidade do PSDB frente aos eleitores e age em detrimento das orientações partidárias.

Questionado pelo RDNews sobre o assunto, José Rosa disse que só recebeu uma solicitação de reunião por membros da Juventude Tucana. "Não há o que se discutir sobre isso porque o regimento interno prevê que haja um trâmite similar ao que ocorre nas ações judiciais. Eles marcaram uma reunião comigo, mas quero alertar que não há um prazo para a conclusão do procedimento. Temos que ouvir as testemunhas, respeitar o princípio do contraditório e da ampla defesa", argumentou. Ele chegou a garantir mais uma vez que irá nomear o relator do procedimento ainda esta semana, tal como anunciado na semana anterior. "Devo escolher o relator do processo ainda esta semana", prometeu novamente.

Rosa assegurou que em momento algum foi pressionado por membros do partido a protelar a escolha do relator para atrasar a conclusão do julgamento do pedido de expulsão. "Nunca conversei sobre isso com pessoas do diretório, pois temos que ter isenção. É um trabalho similar ao de um juiz de direito. Não há nenhum constrangimento em relação a isso, pois quando a gente assume uma função destas, tem que estar preparado para executar o trabalho. A Comissão tem a obrigação de concluir o relator conforme as exigências do regimento interno do PSDB e irá fazê-lo". Compõem a Comissão de Ética três membros titulares e dois suplentes. O relator irá elaborar o relatório e depois os três membros da emitem o parecer da Comissão. "Cabe ao diretório estadual acatar ou não o parecer e, assim, definir o futuro da deputada dentro do PSDB", explicou.

Nenhum comentário: