sábado, 25 de julho de 2009

Tendência de Rondon Bassil assumir vaga no TJ é destaque no MidiaNews

Conforme adiantou o APOLÍTICA, o juiz Rondon Bassil é o mais cotado para assumir a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na vaga deixada pela desembargadora Shelma Lombardi de Kato, que se aposentou em abril deste ano. A reportagem do MidiaNews confirma a tendência mostrado pelo blog. Veja na matéria de Luiz Acosta.

(Luiz Acosta - MidiaNews) O juiz Rondon Bassil Dower Filho será o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Shelma Lombardi de Kato, em abril passado. Apesar da lista aprovada pelo Pleno do TJ ter definido 17 nomes para concorrer à vaga, Rondon Bassil está muito à frente dos demais concorrentes e já conta com 16 dos 29 votos possíveis.Por conta disso, Bassil, que era conhecido por seu jeito até certo ponto despojado e "meio aciganado", de acordo com alguns observadores, mudou completamente o visual: cortou os cabelos, fez a barba, tirou o brinco da orelha e anda permanentemente de terno, transitando pelos corredores do TJ. Ele buscaria arregimentar mais apoio para garantir sua indicação pelo Pleno, em data que ainda não foi definida, mas deve acontecer já na próxima semana.

São 29 votantes e cada desembargador escolhe, em ordem decrescente, três nomes para a vaga, sendo que o mais votado assume. Como Rondon Bassil Dower Filho já tem 16 votos assegurados, sua eleição está praticamente garantida, salvo algum acidente de percurso ou fato muito relevante.Quem disputaNa quinta-feira (23), o Pleno definiu os 17 juízes que estão concorrendo diretamente à vaga. Duas magistradas, Catarina de Oliveira Amorim Reis Taques e Cleuci Terezinha Chagas, tiveram seus nomes indeferidos por não estarem na quinta parte dos juízes mais antigos (tempo de serviço) na Entrância Especial. O critério utilizado foi por merecimento e maior tempo de serviço.

A decisão de indeferimento foi tomada com base no artigo 12, incisos I e II da Resolução nº 4/2006 do Órgão Especial do TJMT, que segue os dispositivos dos artigos 93 e 95 da Constituição Federal e da Resolução nº 6/2005 do Conselho Nacional de Justiça,. Esses itens estabelecem que apenas a quinta parte dos magistrados integrantes das comarcas de Entrância Especial, incluindo juízes auxiliares com mais de dois anos na função, podem se inscrever para vaga de desembargador.

Entre os magistrados que vão disputar a vaga de desembargador constam: Adilson Polegato de Freitas, Alberto Ferreira de Souza, Cezar Francisco Bassan, Círio Miotto, Dirceu dos Santos, Elinaldo Veloso Gomes, Graciema Ribeiro de Caravellas, Helena Maria Bezerra Ramos, João Ferreira Filho, José Zuquim Nogueira, Maria Erotides Kneip Baranjak, Marilsen Andrade Adário;,Nilza Maria Pôssas de Carvalho, Pedro Sakamoto, Rondon Bassil Dower Filho, Sebastião Barbosa Farias e Serly Marcondes Alves.

Um comentário:

Anônimo disse...

Трогательная статья, как долго ожидать публикации свежего материала и вообщем стоит ожидать ?