segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Desarticulada, oposição a gestão de Francisco Faiad ainda não tem candidato

Enquanto os advogados Cláudio Stábille e João Vicente Scaravelli polarizam a disputa pela sucessão da seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil, o Movimento OAB Democrática, tradicional bloco de oposição ao atual presidente Francisco Faiad, ainda não tem um candidato para entrar na disputa.

Depois de muitas promessas de que lançaria um nome, os membros do bloco estão num verdadeiro jogo de empurra-empurra. Na prática, todos querem passar a batata pra frente e ninguém se mostrou corajoso o suficiente para entrar na disputa.

A princípio era tida como certa a candidatura do advogado Paulo Taques. No entanto, por conta de motivos pessoais, preferiu desistir da disputa. Depois veio o advogado João Celestino. Anunciou candidatura, depois recuou e depois recuou do recuou. Era tarde demais e foi rejeitado pelos membros do grupo, principalmente pelo advogado Renato Nery, ex-presidente da Ordem.

Nery foi aclamado como candidato de oposição por vários membros do grupo. O advogado Bruno Boaventura chegou, inclusive, a escrever um artigo "clamando" por Renato Nery na disputa. Depois disso, a site do jornalista e advogado Enock Cavalcanti, que faz parte do OAB Democrática, anunciava que Nery poderia não disputar o pleito por conta de "check-ups" médicos.

Em suma, ninguém quer 'pegar' o boi pelo chifre. Depois de tantos devaneios, ensaios e especulações sem resultado, a oposição está enfraquecida e, ao que tudo indica, sem rumo. Ningué quer encarar o desafio que pode estar fadado ao fracasso depois de tanto 'blá-blá-blá'.

Ao que tudo indica, o grupo de Faiad deve continuar a frente da Ordem, depois de 12 anos de "soberania". Será, em resumo, a gestão "debutante" do grupo ligado ao atual presidente.

Nenhum comentário: