sexta-feira, 16 de abril de 2010

PF prende presidente da Oscip Idheas em Minas Gerais

A presidente da Oscip (Organização da Sociedade Civil para Interesse Público), Maria Guimarães Bueno, foi presa nesta sexta-feira pela Polícia Federal. Ela era uma das quatro foragidas da Operação Hygeia, deflagrada no último dia 7 pela PF em Mato Grosso e outros estados.

Maria Guimarães foi presa em Minas Gerais, conforme suspeitava a Polícia Federal. Ela saia da casa de um conhecido quando foi abordada pelos policiais. A acusada estava usando um nome falso para dificultar sua prisão.

De acordo com relatório da Justiça Federal, a participação de Maria Guimarães nas fraudes era a seguinte: Presidente da Oscip Idheas, organização que, ao lado do Instituto Creatio, possui contratos de parceria com as prefeituras de Tangará da Serra e Timóteo (MG), voltando à gestão do Programa Saúde da Família. Embora seja de outra organização, aferiu-se que Maria de Araújo possui ligação com os investigados Ronilton Carlos, Waldemir e Valdebran Padilha. Ainda, mantém vínculos com outro núcleo de empresários do Distrito Federal, que, juntamente com ela, administram a Oscip.

Com a prisão da presidente da Oscip Idheas, três pessoas envolvidas nas fraudes da Funasa ainda estão foragidas. Ainda são procurados: Celino Carvalho Mesquita, que também faz parte da Idheas. Também estão foragidos Luciano Carvalho Mesquita, presidente asfatado do instituto Creatio, e o advogado Ronildo Nascimento, residente no Distrito Federal.

Nenhum comentário: