domingo, 19 de abril de 2009

Aliados de Wilson Santos comprovam falta de profissionais nas policlínicas

Vereadores da base de sustentação do prefeito Wilson Santos verificam precariedades das unidades de saúde da Capital

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá detectou durante visita nesta sexta (17) as policlínicas do Verdão e do Coxipó atraso no atendimento e a falta de pessoal capacitado. A fiscalização serviu para comprovar os problemas crônicos na área da saúde, a exemplo do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Nesse período de epidemia de dengue, os pacientes que aguardavam atendimento no Verdão reclamaram principalmente da falta de médicos na unidade de saúde, que deveria contar com equipe de três plantonistas e três especialistas, porém, só havia um em cada setor.

No Coxipó a situação é ainda mais grave. Além da escassez de médicos, faltam profissionais para atendimento ao público, tanto que o próprio motorista foi remanejado para prestar atendimento e enfermeiro fazendo consultas de urgência. Segundo a direção da policlínica, o atraso é decorrente da falta de profissionais e pelo aumento no número de casos de suspeita de dengue. Nessa quinta (16), por exemplo, foram efetuados 361 atendimentos.

Após as visitas nas policlínicas nesta semana, a comissão vai elaborar um relatório com os principais problemas identificados e propor possíveis soluções para as respectivas falhas. O documento será entregue ao secretário de Saúde do município, Luiz Soares. A comissão foi aberta no início desta legislatura sob iniciativa do vereador Toninho de Souza (PDT) com o objetivo de melhorar a situação da saúde pública da Capital. Além de Toninho, a comissão é composta pelos vereadores Adevair Cabral (PDT), Antônio Fernandes (PSDB), Néviton Fagundes (PRTB) e Pastor Washington (PRB).

Nenhum comentário: