quarta-feira, 15 de abril de 2009

As célebres frases de MSN

Não é novidade nenhuma que os serviços de mensagem instantânea, do tipo MSN, Yahoo e Skype, são as melhores ferramentas para quem quer escapar da solidão, está longe da família ou em crise conjugal. Nada melhor, para quem está sozinho, poder falar com familiares e amigos que estão há centenas ou milhares de quilômetros de distância.

Graças sejam dadas a essa vantagem da modernidade tecnológica. Porém, a gente não pode negar que algumas pessoas da nossa lista do MSN nos fazem rir com as frases e palavras cômicas que colocam naquele espaço dedicado a uma frase especial, ao lado do nome. Essa frase pessoal traduz, na maioria das vezes, a fragilidade de pessoas que ora se sentem solitárias, ora recalcadas, ora tristes, ora traídas e tantos outros sentimentos a que o ser humano está sujeito. Farei agora a análise de algumas dessas frases. Que Freud me permita!

Algumas frases são claramente dirigidas a uma certa pessoa que tenha lhe causado decepção amorosa, do tipo: “Os homens são todos iguais. Só querem curtição”. Outras são postas para chamar a atenção e despertar a curiosidade dos seus contatos, do tipo “Estou de luto!”. Aí, claro, todos perguntam: “quem morreu?”. Pra não ficar feio, a(o) cidadã(o) responde: “Ah! Foi uma prima do vizinho do meu irmão que mora lá no interior da Bahia”. E essa é a boa oportunidade para que ele(a) prolongue o assunto e remeta a prosa a outros assuntos.

Há aquelas pessoas que dizem: “Não fale comigo, não estou pra ninguém. Estou trabalhando. Atarefadíssimo”. Ora, quem está extremamente atarefado no serviço porque entraria no messenger que justamente atrapalha todo mundo com os seus barulhinhos e janelinhas piscando? No mínimo, contraditório.

E as frases em inglês? Sem comentários! A tradução da maioria é sempre vazia e sem sentido. Existem aqueles que preferem fazer divulgação de festas. Esses são os mais chatos, porque você sempre acaba abrindo a janela de conversação porque quer saber quem é aquele infeliz.

Tem também quem use a frase para se auto-afirmar profissionalmente e mostrar quem tem algum cargo importantíssimo. Exemplo: “Paulo Silva – assessor especial para Assuntos Estratégicos e Aleatórios do Bar do Zé S/A”. Simplesmente ridículo!

Outros gostam de exibir seu poderio econômico, suas posses e seus bens. Nessa categoria, os tipos mais comuns são: “Que chato, o meu Audi 2008 está na oficina” ou “Amanhã estarei em Nova York”.

Sempre, sempre esses dizeres querem dizer algo além do que objetivamente remetem. Isso, sem contar nas abordagens pitorescas do Orkut. Contudo, esse é um assunto para uma próxima oportunidade.

* ALEXANDRE APRÁ

************************

Nenhum comentário: