quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mauro Zaque é eleito jurista do ano durante o Emed


O promotor de Justiça do Ministério Público, Mauro Zaque de Jesus, ganhou o Prêmio Carlos Antônio de Almeida Mello - Jurista do Ano, no VI Encontro Mato-Grossense de Estudantes e Operadores do Direito (EMED). Após concorrer com outros cinco importantes nomes da comunidade jurídica, o representante do Ministério Público venceu o pleito com 39% dos votos.

O Prêmio Jurista do Ano é realizado anualmente pela organização do EMED, que, disponibiliza urnas ao longo do evento, para que os cerca de 3.200 estudantes e operadores do Direito possam escolher o candidato de sua preferência que melhor contribuiu para a comunidade jurídica do Estado. Ao final do evento, os votos são contabilizados e o troféu Jurista do Ano é entregue em homenagem ao eleito.

Neste ano, os nomes selecionados para o Prêmio foram: procurador Márcio Frederico Dorileo; dos promotores Mauro Zaque de Jesus e José Antônio Borges; desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato; juiz do Trabalho, João Humberto Cesário; e juiz titular da 2ª Vara da Justiça Federal de Cuiabá, Jéferson Schneider.

Promotor de Justiça da Comarca de Cuiabá e coordenador da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, Mauro Zaque de Jesus, tem sua história no Poder Público toda traçada na defesa do patrimônio público e no combate à improbidade administrativa.

O operador do Direito ainda dá a sua contribuição à população ministrando palestras em Ministérios Públicos de todo o país e pesquisando e escrevendo artigos sobre as novas identidades e formas de atuação das organizações criminosas.

O prêmio Carlos Antônio de Almeida Mello - Jurista do Ano - nasceu como uma forma de homenagear o saudoso expoente do Direito Constitucional mato-grossense, o ex-procurador do Estado de MT e professor da UFMT, Carlos Antônio de Almeida Mello.

O VI EMED fora realizado entre os dias 3 e 7 de setembro, no Centro de Convenções de Cuiabá do Hotel Fazenda Mato Grosso, pelo Clube Universitário, pela OAB-MT, pelo Instituto Juristas, pelos Centros Acadêmicos e Comissões de Formatura das faculdades de direito de todo o Estado. Atualmente, o EMED é considerado o maior evento jurídico do Centro-Oeste e um dos maiores do país em número de participantes.

Nenhum comentário: